Ambiental

Em dia com o planeta

A Aspen sai à frente na neutralização do CO2.

A distribuidora de combustíveis é a primeira a adotar medidas em prol do meio ambiente.

A Aspen Combustíveis possui um convênio com a SOS Mata Atlântica devido ao programa de neutralização de carbono, denominado “Em Dia com o Planeta – Carbono Neutro” que tem como objetivo reduzir o impacto da emissão de gases poluentes emitidos na natureza com o plantio de árvores.

Os cálculos da neutralização de carbono são feitos por uma empresa especializada, a consultoria Max Ambiental que atua em parceria com o programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica.

Pode-se neutralizar a fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviços, processos de vendas, funcionamento de instalações industriais, escritórios ou núcleos operacionais. Há possibilidade de se neutralizar viagens ou a locomoção de executivos e funcionários, canais de distribuição, atividades de comunicação, promoção e eventos.

Segundo o site www.carbononeutro.com.br, cabe à empresa interessada a decisão de neutralizar o que considera mais adequado aos objetivos mercadológicos almejados e à disponibilidade de recursos que pretende investir.

No programa, as árvores relativas à neutralização são plantadas em áreas de reflorestamento, com mudas nativas, privilegiando regiões de mata ciliar.

A Aspen Combustíveis neutralizou o volume de 75,80 TCO2e (Gases de Efeito Estufa) através do plantio de 379 árvores nativas na cidade de Salesópolis (SP) realizadas pela SOS Mata Atlântica.

O Florestas do Futuro é um dos mais amplos programas da SOS Mata Atlântica para a restauração de áreas privadas e aquelas que contribuem com a conservação da água e da biodiversidade.

Meio Ambiente

Tancagem, dutos de transporte e poços de monitoramento

Possui uma tancagem de 14 tanques aéreos, completamente expostos, permitindo o acompanha-mento permanente das condições dos tanques e a detecção imediata de quaisquer vazamentos. O dique de contenção onde os tanques estão instalados tem capacidade de aproximadamente 400% do volume armazenado de combustível, muito além do exigido pelas normas vigentes.

Análises ambientais realizadas demonstraram que o ECP gasolina possui eficiência entre 95 e 99% no controle da emissão de VOC´s para a atmosfera, ou seja, pelo menos 95% dos gases de combustível emitidos pelos tanques é retido nos bancos de carvão.

A Aspen possui ainda, cerca de 98% de seus dutos de transporte de combustíveis expostos, minizando possíveis vazamentos subterrâneos. A montante e a jusante da área da plataforma de carregamento e da tancagem existem quatro poços de monitoramento para detectar a presença de combustíveis no aqüífero em caso de vazamento.

Os poços de monitoramento, a exposição de dutos e tanques e o controle comprovado das emissões de VOC’s formam um conjunto completo de proteção ambiental que torna a Aspen em Paulínia, uma das bases de distribuição de combustíveis mais seguras para o meio ambiente em operação no Brasil.

Químico Marcos Hirata Kobori
Consultor Ambiental

O respeito ao meio ambiente se reflete nos programas, normas e procedimentos que conduzem suas atividades de forma segura e responsável.

Controle efetivo de emissões poluidoras

A Aspen Combustíveis é a primeira base no país a ter sistemas de controle de emissões de VOC’s (compostos orgânicos voláteis) em operação. Esses VOC´s são potenciais precursores da formação de ozônio a baixa altitude, ocasionando um controle rigoroso por parte de órgãos de controle ambiental.

Equipamentos de controle de emissões gasosas

O ECP – equipamento de controle de poluição para emissões de gasolina e diesel é único no Brasil, possui dois bancos de carvão específicos para a absorção de hidrocarbonetos, um de passagem rápida (mais estreito) e um de passagem mais lenta com área de absorção maior.